domingo, 28 de fevereiro de 2010

Melhor e pior

Que praga vil é o doce ser humano. Não é de hoje, de agora; a cada tragédia, a cada desgraça, basta que se observe bem: ali se poderá encontrar o melhor e o pior do tal ser "humano" - a virtude, a nobreza, o desprendimento, a solidariedade, o sacrifíco heróico, mas por igual a expoliação, o egoísmo, a cobiça, a delação por interesse... E assim o é! Mesmo nas guerras ou ante um cataclisma acontece e volta a acontecer. Foi na segunda grande guerra, na do Vietnam, em New Orleans, no Haiti, e agora no Chile. Por incrível que pareça, a invasão, o saque, a violação, somam-se a atitudes ricas de uma humanidade não fingida, de benditos anjos anônimos de carne e osso!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ou vai, ...ou vai sim!

O Fantástico apresenta a reportagem sobre pais que têm filhos em casa e os sustentam. Traz o caso de um pobre pai italiano, do tipo caixa-eletrônico, ao qual a Justiça fez o "favor", com "rara inteligência", porque não é o caso do juiz que assinou a "douta" sentença, de mandar dar ainda pensão à filha de 30 anos - verdadeira praga oportunista, que detesta esforço, trabalho, sozinha (claro!) e eterna estudante, agora nas amarras da Filosofia. O problema não são filhos em casa, sim o pensionamento; eles deveriam pagar suas despesas, tendo mesmo parte nas de casa. Sustentadores sem fim são pais de filhos "para si". Mortos eles, quem herdará seus (ar)rebent(ad)os??? 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

+ CWB, R.I.P.

Até agora, nesta "grande" Curitiba, estamos em torno de 60 mortes violentas, somando-se aos homicídios, os acidentes de trânsito, afogamentos, os suicídios de sempre, etc. A maioria dos homicídios estiveram, é claro, ligados às drogas, lícitas e ilícitas. Desse modo caminhamos, mas para quê futuro? Ah, isso ninguém sabe..., porque também ninguém liga, percebe ou quer de fato saber: perder-se na alienação é mais negócio! Daí à novela, empréstimo consignado, voto de idiota (um vota no outro), são centímetros, e dos cômodos. Deixar diferenças para cair na mesmice tem elevado preço - a alienação vira monstro. Cuide-se bem, povão, que o "papão" já está batendo à porta!...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Heducassão

Ô país!!! Recomeçam as aulas e a educação continua perdida em sua função, em seu acontecer, em sua relevância. Sem receio, afirma-se a ignorância e... sublinha-se a mediocridade. Como compactuar com isso, o futuro obscuro que se forma? Em outros meios, cuida-se até de educação financeira, enquanto que aqui mal se consegue soletrar, ler e entender, repetir que seja, formar uma frase completa. É  preciso que logo se promova a gente brasileira de população a povo, e que ele seja emanador de seu reconhecido poder! Deve-se começar por aí, diante de tantas necessidades, forjando quem pense melhor, decida com firmeza, e resolva bem os seus conflitos!